-
Arquitetos: UMWELT
- Área: 1108 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Felipe Fontecilla
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da vontade de uma série de empresas de Osorno, especialmente conectadas ao mercado leiteiro e a piscicultura, de fazer um espaço de trabalho de acordo com suas necessidades atuais em termos de espaço, localização e infraestrutura. Até agora, todas possuíam seus escritórios em uma série de casas antigas sem estrutura.
O edifício se localiza em um bairro de baixa densidade no processo de transformação e com uma ocupação bastante diversa onde é possível encontrar moradias, cafés, ateliês, etc. Os terrenos são profundos e estreitos o que obriga todos os pavimentos à terem uma organização em planta livre de 30,5 metros de comprimento por 9,2 de largura. As condições climáticas de Osorno, com um inverno muito longo, chuvoso e escuro determinam os tempos de construção e a atmosfera do local.
A partir destas premissas, o projeto se define a partir da dialéticas entre a organização interior e a materialização da obra.
Para a estrutura, optou-se por um sistema de elementos pré-fabricados de concreto armado situando uma série de elementos 40 x 100 ao longo do perímetro da planta baixa, liberando grande parte da área total e permitindo um balanço de 2.25 metros nos extremos. As duas paredes na área de serviço funcionam como contraventamento extra para a estrutura.
Este sistema permitiu otimizar o trabalho no terreno, limitando a montagem da estrutura principal em somente algumas semanas, mas além disso, determinou o caráter da obra, com seus módulos, altura livre e materialidade.
Dentro da área, a organização da planta geral se divide em três faixas longitudinais. Uma primeira faixa leste contém os serviços, com banheiros e quitinetes em ambos extremos e a circulação vertical e aberta ao centro, o que permite dividir a planta em duas partes independentes. A segunda faixa, mais fina, define uma área central livre de circulação interna. A faixa oeste pensada para o espaço principal de postos de trabalho e espaços privados busca a maior quantidade de horas possível de luz solar.
Dentro da mesma configuração, no extremo norte de planta do quarto pavimento, encontra-se uma sala de reuniões e um grande terraço exterior, a única exceção dentro de uma estreita organização.
As instalações estão no perímetro da planta baixa para que junto com a modulação da estrutura e a divisão em faixas permita a máxima variabilidade de ocupação ao longo do tempo.
O exterior do edifício transparece a organização interior da planta baixa e apresenta uma fachada aparentemente indiferente e rigorosa. Nos cruzamentos e lacunas entre os distintos sistemas organizativos é onde está o projeto.